sexta-feira, 26 de março de 2010

O Serrar a Velha

Esta era uma brincadeira que se fazia durante a Quaresma. Ao todo eram preciso 4 pessoas. Colocavam-se, 2 homens a segurarem uma tábua, pelos ombros, com um cortiço de abelha no meio, o terceiro subia para cima da tábua e o quarto ficava, ao meio, por baixo com uma serra, estes últimos faziam que estavam a cortar o cortiço (que era a Velha). Quando chegavam ao Adro iam tocar o sino para chamarem as pessoas para ouvirem ler o testamento que a “Velha” tinha deixado, este consistia em lerem umas quadras para se divertirem.
Aqui fica uns versos referentes a esta brincadeira:

Pobre velha, vais morrer,
Teus dias são acabados.
Pede a Jesus te perdoe
A soma de teus pecados.

Ó D. Joaquina a Velha lhe deixou
o penico para cagar e a chave do lagar.

Ó Sr. Antonino que é amigo da brincadeira,
a Velha lhe deixou uma frigideira.

2 comentários:

  1. Eheheh... a cultura de um povo está a ficar por aqui. Assim alguém a há-de recordar. Muito bom.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!
    Se eu conhecia a teoria do serrar da velha, com este seu excelente texto fiquei elucidado como se fazia na prática.Tentei fazer alguma pesquisa a pessoas mais idosos no Carvalhal sobre este tema mas pouco consegui. Não sei se o uso seria o mesmo mas acredito que sim, embora surjam ditos de formas diferentes. Embora no Carvalhal fossem unânimes em dizer que se tocava o sino para juntar as pessoas que queriam participar nestas tradições, então seguia o cortejo já tocando e cantando quadras alusivas à situação até à porta dos visados. E era aí que se iniciava o serrar do cortiço (a velha)
    Gostei imenso, um texto interessante para que as gerações vindouras possam conhecer parte da cultura dos seus antepassados.
    Um abraço
    Acácio

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz