domingo, 27 de fevereiro de 2011

Folhas Solta de Cadafaz por A. Silva

Realizou-se no dia 23 de Janeiro a festividade em louvor do Mártir S. Sebastião, com missa, procissão e distribuição do bodo, que, como é habito, constou de: pão, castanhas e vinho. Foram nomeados, para o próximo ano, o juiz e dois mordomos para Cadafaz e um mordomo para cada uma das povoações da freguesia. Segundo consta, é uma tradição muito antiga, oxalá se continue a manter, já que é das poucas cerimónias religiosas que ainda se realiza nesta freguesia.
Também nos satisfaz, verificar que neste último ano de 2010 se notou uma certa preocupação da parte de alguns elementos da Fábrica da Igreja, na recuperação ou conservação dos edifícios religiosos desta povoação, pelo que, na Igreja Matriz foi colocado um telhado novo (telhas) e pintura exterior, e por último, a substituição do forro do tecto da Capela-Mor que também estava em degradação. Esta última obra foi a cargo e financiada por um benemérito conterrâneo desta povoação. Creio que todos lhe ficamos muito gratos. Que Deus o ajude.
A Capela de Santo António também está mais bonita, com telhado novo, pintura exterior, incluindo as grades, isto graças aos seus devotos e à preocupação de zelo dos seus mordomos, o que aliás se tem notado em todas as Capelas da freguesia. Porque infelizmente não tem sido atribuído outras verbas para o efeito ou até a preocupação da parte da entidade religiosa da freguesia no sentido de arranjo ou meios para o mesmo, inclusivamente palavras de incentivo que também ajudam.
E, ao mencionar a Capela de Santo António é preocupante o estado em que se encontra o maravilhoso retábulo e pinturas do tecto, sendo este espólio único na freguesia e até certamente desconhecido das entidades do concelho. Creio que está na altura de ser reconhecido e tentar a possibilidade da sua recuperação. Como tal, temos de fazer algo e pedir ajuda.
Porque: - se é certo que a arte nos cativa – também é certo que os seus ramos nos prendem.
Cadafaz, Janeiro de 2011
in O Varzeense de 15 de Fevereiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz