terça-feira, 21 de junho de 2011

Cadafaz Com Novo Espaço Social


No dia 2 de Junho decorreu a cerimónia de abertura ao público do novo espaço social da freguesia do Cadafaz, localizado no edifício da Junta de Freguesia.
Este local inclui um espaço de convívio e lazer, apetrechado com uma televisão, sofás, livros, revistas, jornais e alguns jogos, que permite o encontro entre a população, ajudando a combater a solidão. Dispõem também de um gabinete destinado à Assistência Social, que irá contar com um técnico superior todas as primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, entre as 14 e as 16 horas, com vista a efectuar um atendimento sócio-económico ou psico-social de forma a diagnosticar e ajudar a resolver eventuais problemas sociais, sem que as pessoas tenham que se deslocar à sede de concelho. Refira-se que, à semelhança do que já acontece em outras freguesias, este técnico é destacado pela Câmara Municipal de Góis, com vista a efectuar um atendimento de proximidade junto das populações mais distantes. Para além de um kit de primeiros socorros, as instalações incluem ainda uma sala com três computadores e acesso à Internet.


A cerimónia de abertura deste espaço social contou com a presença de: vereador da Câmara Municipal de Góis, Dr. Mário Garcia, assessor da presidente da Câmara, Dr. Filipe Carvalho, Técnico Superior que irá efectuar o atendimento social, Dr. José Lameiras, presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz, Casimiro Vicente, presidente da União Recreativa de Cadafaz, Armindo Neves e diversos cadafazenses que se associaram ao momento.


Casimiro Vicente agradeceu à Câmara Municipal, por esta parceria, destacando que se trata de “ uma mais valia para a freguesia” e reconhecendo que o mais importante é o bem estar de cada cidadão. O presidente da Junta adiantou ainda que o povo de Cadafaz é simples e humilde – “ por vezes não dá a entender as suas dificuldades e prefere sofrer em silencio”…  por isso, o líder da freguesia convidou todos a usarem este espaço, recorrendo ao técnico de acção social e usufruindo do local de forma a combaterem “o isolamento de suas casas e tornarem a sua vida mais partilhada atenuando assim a solidão”, recomendou.
O presidente da União Recreativa de Cadafaz, Armindo Neves, também deixou transparecer a sua satisfação pela abertura deste novo espaço social que “permitirá aos habitantes estarem mais perto uns dos outros”, convicto que “estamos no bom caminho para que amanhã haja mais vida nesta terra” e dando a este povo o reconforto que ele merece.


Surpreendido com a cerimónia, o vereador Mário Garcia, louvou a atitude, referindo que esta cerimónia de abertura realça a importância de um serviço que também já acontece noutras freguesias do concelho e que, com este acto inaugural, a Junta de Cadafaz “denota um carinho especial por estes serviços de proximidade”.
O representante da Câmara Municipal de Góis disse ainda que “longe vão os tempos em que eram só as calçadas, os muros e os fontanários que mereciam especial atenção… também este momento merece ser assinalado”, admitindo que os problemas que possam existir nesta freguesia ao nível de acção social podem ser superados com maior facilidade através deste novo espaço social de atendimento à freguesia.
O gratificante momento para a freguesia de Cadafaz terminou com um lauto lanche, extensivo a todos os presentes, onde não faltaram as mais diversas iguarias regionais.
in O Varzeense de 15 de Junho de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz