sábado, 4 de junho de 2011

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Merecida homenagem a António Batista de Almeida
Uma muito simples, mas merecida homenagem de reconhecimento ANTÓNIO BATISTA DE ALMEIDA, natural de Fajão-Pampilhosa da Serra e também um grande conterrâneo de Cadafaz, Góis.
“É verdade que para nascer ou morrer, não há hora marcada”. Por tal razão tivemos a presença de António Batista, vindo de Lisboa para assistir ao almoço de 23 de Abril, na Casa de Convívio em Cadafaz e… surpresa, no dia 1 de Maio era o seu funeral em Lisboa. Quando menciono conterrâneo de Cadafaz, é porque além dos laços familiares que o prendiam a esta povoação, também fez parte dos grandes regionalistas desta comunidade, não só como sócio da União Recreativa como também foi Presidente da mesma colectividade de 1972 a 1975. Concretizou algumas obras como por exemplo, o processo da aquisição do antigo edifício escolar para Casa de Recreio, uma das maiores aspirações. O processo foi moroso, além do seu estado de degradação que requereu não só obras de conservação como a aquisição de vasto equipamento (será descrito noutro artigo). Este edifício passou mais tarde para Sala de Reunião da União Recreativa. Também o acesso ao moinho eléctrico e alargamento do Largo do Sº António foram projectos concluídos mais tarde com a J. Freguesia.
Foi também durante a sua presidência que surgiu um grande entusiasmo nos jovens de Cadafaz, criando-se a Secção Juvenil que levou a efeito várias actividades de recreio inclusive, teatro, cinema e aquisição de um terreno para campo de futebol. Infelizmente por razões várias tudo foi acabando. No entanto a presença de António Batista de Almeida em tudo o que se relacionava com benefícios para Cadafaz era certa. Foi também colaborador durante muitos anos dos jornais regionais.
Claro que mais haveria a mencionar ou relembrar o quanto a Colectividade lhe ficou a dever e uma delas foi a ausência da Bandeira da união Recreativa.
Resta-me em nome de todos os Cadafazenses expressar a todos os seus familiares, sentidos pêsames.
QUE DEUS LHE DÊ A PAZ ETERNA.
in O Jornal de Arganil de 19 de Maio de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz