segunda-feira, 9 de abril de 2012

Visita Pascal 2012


 O domingo de Páscoa amanheceu com sol e com temperatura muito agradável, o que ajudou com que as pessoas participassem na visita pascal pela aldeia. A igreja estava muito bem enfeitada, principalmente o Altar, com bonitas gerberas.


 


No fim da cerimónia religiosa decorreu a tradicional procissão que foi muito participada.


 



 Logo de seguida iniciou-se a visita do Compasso.



 


 


 
Com o calor que se fazia sentir e depois da subida até ao Covão algumas pessoas esperavam à sombra enquanto não chegava o grupo que dava as boas festas.

 O Ti Albertino Vicente, que recolhia os envelopes, era sempre o primeiro a chegar.




Nem todos do grupo do Compasso entram em casa das pessoas, na rua ficam sempre as pessoas que seguram as lanternas e quem toca a sineta.









Já no Santo António, a visita Pascal estava quase a chegar ao fim.

 

 



 

 
Devido a um imprevisto, o Américo Antunes que levava a caldeirinha da água benta teve de “passar” a pasta a outra pessoa e o Miguel Pina foi o escolhido, o que o deixou muito contente de lhe terem dado essa missão, aqui fica a foto para mais tarde recordar juntamente com os seus colegas Anselmo dos Santos e Márcio Neves.


Duas horas depois de ter começado, chegava ao fim a visita Pascal 2012.
O grupo do Compasso 2012 no Cadafaz:



Já passam das 15 horas quando o novo grupo se juntou, no Adro, para iniciar a visita à Candosa, Capelo, Sandinha e juntar-se no Corterredor, ao grupo que esteve na Cabreira, Tarrastal e Corterredor.
O Sr. Silvério Martins tocou o sino para avisar que a Cruz estava de saída.



 


Como todos os Cadafazenses estavam ainda a almoçar, só a D. Belmira Martins e D. Alice Martins é que acompanharam a Cruz até à Volta do Carro para se despediram dela, como era feito antigamente, no tempo de juventude delas, entoando os tradicionais cantos.





 



 





O grupo já ia a caminho da Candosa, a D. Alice e a D. Belmira continuavam a cantar, disseram-me que antigamente era neste local que a população se despedia da Cruz com cânticos.



 

Já passava das 18h30 quando chegou a comitiva completa, que consiste nos 2 grupos, o que saiu do Cadafaz e o que iniciou na Cabreira.

Estavam algumas pessoas a aguardar a chegada deles, e como é tradição acompanhar as 2 Cruzes até à igreja. Nesta altura ouviu-se novamente os cantares.

 

 
O Sr. Silvério Martins, agradeceu a todos os presentes e às restantes pessoas da freguesia pela forma como foram recebidos em todas as povoações e por tudo ter corrido bem.


 


 


Assim decorreu a visita Pascal no Cadafaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz