quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Lamentos (e muitos)


Mais um Verão se passou e a berma da estrada que liga ao Cadafaz não foi limpa. A primavera e o início do Verão foram chuvosos mas nada justifica chegar a este ponto! Como o podem comprovar pelas fotos.









A estrada é estreita e as ervas quase tocam nas viaturas que lá passam... Passei por várias estradas do concelho de Góis que estavam limpas e não vi nada como aqui... É de lamentar que mais uma vez sejamos esquecidos, porque todos os anos a limpeza é efetuada no Outono.

Também entre os Portas Bestas e o Cruzeiro o alcatrão está cada vez mais danificado, quando lá passamos parece que estamos numa montanha russa de tantos altos e baixos devido às raízes das árvores. Era bom que este troço e o que está entre o Cruzeiro e o cruzamento para a Rua Maria Amélia Nunes não fossem esquecidos, porque já há vários buracos na estrada e com o trânsito que costuma ter dos camiões dos madeireiros, brevemente serão grandes crateras que teremos na estrada. Foi pena que em junho, quando alcatroaram a estrada que liga o Cadafaz á Candosa, não terrem também feito esta parte.



A estrada de terra que liga o Cadafaz à Nacional 112 está em muito mau estado, por ela transita várias viaturas por dia, outros quando acaba o alcatrão fazem inversão de marcha e percorrem vários quilómetros a mais. Mas o caricato é que a estrada que passa na pastagem está em excelente estado, parecendo um tapete e pelas marcas na estrada, nenhum automóvel lá passou desde que foi arranjada, ao que parece isso aconteceu antes do verão. Não seria mais importante ter a estrada mais movimentada e principal arranjada do que um caminho de pasto?

Estrada na Pastagem
Estrada que liga Cadafaz á N112

Estrada que liga Cadafaz á N112

A estrada que está no fundo do lugar e que liga a estrada de terra para a Cabreira e a Boiça está quase tapada devido às silvas. Brevemente já não se conseguirá passar… Como o podem ver nas fotos:









O caminho que vem da Portela para os Portos, que em tempos foi a primeira estrada para se poder chegar ao Cadafaz, está também completamente tapado por árvores caídas e silvas, nem a pé se consegue lá passar.


É triste ver os caminhos e estradas desta maneira!

Se os proprietários são obrigados a terem os terrenos limpos junto às aldeias, porquê que as autarquias também não o são?


No dia 20 de junho de 2017 o Cadafaz foi fustigado pelo terrível incêndio, tendo tudo ardido á volta. Passado 1 ano e 3 meses a placa de identificação de localidade que se encontra na Boiça continua queimada e á espera que seja colocada uma nova.



As instalações da Junta de Freguesia no Cadafaz só estão abertas ao público á segunda-feira, mas estas não estiveram no dia 10 de setembro e não tinham nenhum aviso em contrário. Nesse dia, encontravam-se lá pessoas á espera que abrisse para tratarem dos seus assuntos, mas mais uma vez a Junta de Freguesia não colocou qualquer aviso a informar os fregueses de estar encerrado nesse dia. É de lamentar!


3 comentários:

  1. Definitivamente o nosso concelho está em auto gestão.Os parcos recursos atribuídos AS AUTARQUIAS DO INTERIOR,não justificam tanto incompetência e deslealdade para aqueles que ainda teimam em viver por cá,ou ainda aqueles que residindo longe vão construindo ou melhorando as suas casas. A desertificação só se combate,se as autoridades se mentalizarem que têm que criar condições condignas para os seus cidadãos.

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Já anda o tractor da adesa a trabalhar nessa estrada
    Não é fácil o nosso concelho é mt grande e cada vez a menos empresas a querer trabalhar neste ramo devido às insigencias do nosso governo
    Anda uma equipa a fazer o vale do ceira mas são mts estradas não conseguem dar mais a tanto trabalho
    É com tantas insegencias nem o rapaz consegue formar uma equipa maior para puder ir a todas as estradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, pode ter razão, mas infelizmente a estrada do Cadafaz é sempre esquecida e fica sempre para última. Se fosse só uma vez, mas são todos os anos.

      Eliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz