quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Texto publicado no Varzeense

in O Varzeense de 30 de setembro de 2018

Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Falecimentos
No dia 15 de agosto, faleceu o Sr. José da Silva Lopes. O Sr. José era casado com Maria Amélia Alves Martins Lopes e pai da Rita e da Rosário. O funeral realizou-se no dia 16, em Cadafaz. 
No dia 24 de agosto, faleceu a Srª Arminda dos Santos Martins Jorge. A Srª Arminda era viúva de Joaquim António Alves e mãe de Armindo dos Santos Alves. O funeral realizou-se no dia 25, em Cadafaz. 
Às famílias enlutadas os meus sentidos pêsames.

Convívios do mês de Agosto
Durante o mês de Agosto aconteceram vários convívios, que foram, almoços, lanches e jantares.
Pela primeira vez, realizou-se um pequeno-almoço convívio, este foi combinado num jantar que se realizou na véspera, no qual em conversa falou-se que nunca se tinha feito um pequeno-almoço convívio.

Lamentos
Mais um Verão se passou e a berma da estrada que liga ao Cadafaz não foi limpa. A Primavera e o início do Verão foram chuvosos mas nada justifica chegar a este ponto!
A estrada é estreita e as ervas quase tocam nas viaturas que lá passam... Passei por várias estradas do concelho de Góis que estavam limpas e não vi nada como aqui... É de lamentar, que mais uma vez, sejamos esquecidos, porque todos os anos a limpeza é efetuada no Outono.
Também entre os Portas Bestas e o Cruzeiro, o alcatrão está cada vez mais danificado, quando lá passamos parece que estamos numa montanha russa de tantos altos e baixos devido às raízes das árvores. Era bom que este troço e o que está entre o Cruzeiro e o cruzamento para a Rua Maria Amélia Nunes não fossem esquecidos, porque já há vários buracos na estrada e com o trânsito que costuma ter dos camiões dos madeireiros, brevemente serão grandes crateras que teremos na estrada. Foi pena que em junho, quando alcatroaram a estrada que liga o Cadafaz á Candosa, não terrem também feito esta parte.
No dia 20 de junho de 2017 o Cadafaz foi fustigado pelo terrível incêndio, tendo tudo ardido á volta. Passado 1 ano e 3 meses a placa de identificação de localidade que se encontra na Boiça continua queimada e á espera que seja colocada uma nova.
A estrada de terra que liga o Cadafaz à Nacional 112 está em muito mau estado, por ela transita várias viaturas por dia, outros quando acaba o alcatrão fazem inversão de marcha e percorrem vários quilómetros a mais. Mas o caricato é que a estrada que passa na pastagem está em excelente estado, parecendo um tapete e pelas marcas na estrada, nenhum automóvel lá passou desde que foi arranjada, ao que parece isso aconteceu antes do Verão. Não seria mais importante ter a estrada mais movimentada e principal arranjada do que um caminho de pasto?
A estrada que está no fundo do lugar e que liga a estrada de terra para a Cabreira e a Boiça esteve quase tapada devido às silvas, a Junta de Freguesia já iniciou a sua limpeza, e ainda bem porque brevemente já não se conseguiria lá passar…
O caminho que vem da Portela para os Portos, que em tempos foi a primeira estrada para se poder chegar ao Cadafaz, está também completamente tapado por árvores caídas e silvas, nem a pé se consegue lá passar.
É triste ver os caminhos e estradas desta maneira. Se os proprietários são obrigados a ter os terrenos limpos junto às aldeias, porquê que as autarquias também não o são?
As instalações da Junta de Freguesia no Cadafaz só estão abertas ao público á segunda-feira, mas estas não estiveram no dia 10 de setembro e não tinham nenhum aviso em contrário. Nesse dia, encontravam-se lá pessoas á espera que abrisse para tratarem dos seus assuntos, mas mais uma vez a Junta de Freguesia não colocou qualquer aviso a informar os fregueses de estar encerrado nesse dia. É de lamentar!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz