domingo, 20 de setembro de 2009

Edifícios escolares de antigamente

Sempre houve escola primária no Cadafaz, até à uns anos atrás. Não sei dizer ao certo, onde foi o primeiro edifício escolar na aldeia, porque deram-me indicação de 3 sítios. Ao certo à 100 anos atrás a escola era no andar de cima da casa do Sr. Fernando Folgosa (aquela que tem um espelho nos pátios), foi onde andou a mãe da D. Arminda Jorge, outro local foi onde é a garagem da Amélia Lopes, na Volta-do-Carro. O outro edifício era localizado no Adro.
Mais tarde mudou para o actual edifício da sede da União Recreativa de Cadafaz, onde era a escola feminina, a masculina era no actual edifício da Junta de Freguesia, no tempo da minha mãe, tanto os rapazes como as raparigas já andavam juntos. O último edifício a servir de escola, foi ao lado da Casa de Convívio. Os alunos que frequentavam a escola nos anos 50 eram, as crianças de Cadafaz, Candosa e Tarrastal, mais tarde juntaram as crianças de Corterredor. Nesse tempo não havia transportes e faziam o trajecto para o Cadafaz a pé. Os alunos da Cabreira e Sandinha tinham escola nas suas terras.
Em 1985, quando vim de França, os alunos que frequentavam a escola no Cadafaz e que vinham da Candosa e do Corterredor continuavam a vir a pé todos os dias, mesmo quando havia mau tempo.
Actualmente, o último edifício que serviu de escola primária foi restaurado e está mobilado para servir de futuro lar e não tem data de abertura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz