quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cadafaz em 1751

Nas minhas pesquisas sobre o Cadafaz encontrei este texto, que acho interessante e por isso o coloco aqui:

Freguesia na Provincia da Beira baixa, Bispado, e Comarca da Cidade de Coimbra: he Senhor della o Conde de Villa-Nova: tem cento e vinte e nove vizinhos.
A Paroquia tem por Orago N.S. das Neves: he a Igreja pequena, de huma só nave, mas bem feita, e composta: tem três Altares, o mayor com o Sacrario, e dous mais, hum de Christo crucificado, outro de S. Sebastiaõ: está a Igreja próxima ao Lugar.
O Paroco he Cura annual, apresentado pelo Vigario da Matriz da Villa de Goes, com quatorze mil reis de congrua, doze pagos pelos Beneficiados da mesma Igreja, e dous pelo povo, que para a tal contribuiçaõ he fintado; pagaõ mais os Freguezes trinta alqueires de trigo, e huma pequena porçaõ de castanha verde, a que chamaõ magusto.
Tem este no seu destricto a Ermida de S. António, e os Lugares de Condeixa, Capello, Sandinha, Cabreira, Relvas, Tarrastal, Corterredor, e Mestras: todos estes Lugares taõ fronteiros huns dos outros, encostados às serras da Cabreira, e Baçó, que ambos tem seu principio da Serra da Estrella: dellas principia o Rio Ceira.
Lavraõ os moradores algum trigo, cevada, milho grosso, linho, e vinho verde, por ser a terra muito fria: tem algumas hortaliças, e castanha: cria gados miudos, e nos matos lobos, rapozas, pórcos bravos, coelhos, e perdizes.
Passa por esta Freguesia o rio Ceira com curso arrebatado no tempo do Inverno: tem alguns moinhos, e pontes de páo, para a serventia dos póvos.
O P.Luiz Cardoso, in Diccionario Geografico, ou Noticia Historica, Tomo II, Lisboa, na Regia Officina Sylviana, e da Academia Real, 1751, pp. 353-354.

Nota: Está escrito conforme está no Diccionario, só alterei algumas letras por não ter a certeza de serem “f” por “s”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz