segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz em 1943

A Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz é uma das agremiações regionalistas beirôas que melhor se tem integrado no cumprimento das suas altruístas finalidades. Claudio dos Santos, seu presidente de direcção desde a primeira gerência, tem orientado os destinos deste organismo com muita inteligência e de molde a impôr a sua Liga à consideração dos altos poderes do Estado. Uma das actividades mais interessantes que esta colectividade tem realizado, foi há anos uma excursão ao Cadafaz e na qual tomamos parte.
Todos os Anos tem também realizado o seu tradicional almoço de confraternização, de notável efeito moral e para a proximação colectiva de todos os cadafazenes, pois é esse dia por assim dizer, de grande gala para a colónia da freguesia do Cadafaz em Lisboa.
Também em tempos foi editado um número especial do Jornal de Arganil a esta Liga, por iniciativa do saudoso cadafazense Sr. António Nunes Carneiro, a cuja memória aqui deixamos patente o preito da nossa sentida homenagem e a nossa imarcecisvel saùdade.
De resto, todos os melhoramentos, e alguns por sinal muito importantes, com os quais a freguesia do Cadafaz tem sido beneficiada nesta última década, à sua Liga os deve, se bem que a comparticipação do estado não tenha falhado – comparticipação essa que não viria sem a solicitação dêste organismo.
Tudo quanto se diga, portanto, em louvor da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz e dos seus dirigentes, não é demasiado nem descabido, mas sim um acto de justiça a que não podíamos faltar ao traçarmos estas linhas. Falha-nos a memória para aqui mencionarmos todos os paladinos desta Liga, aos quais em outro local não fazemos referência, mas entre outros é justo destacar os senhores Armando Ribeiro e Carlos Vidal.


Foto maior: António Augusto da Silva, Tesoureiro
Fotos pequenas, da esquerda para a direita: José Nunes Ribeiro, 2º Secretário; Claudio Santos, Presidente da Direcção e José Gaspar Nunes, 1º Secretário
in Região das Beiras “Número único dedicado às Beiras e às agremiações regionalistas beirôas na capital”, publicado em Lisboa em 20 de Abril de 1943, pag.45 e in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz