terça-feira, 7 de julho de 2009

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Numa altura em que são vários os artigos à cerca das agremiações regionalistas do Concelho de Góis, nunca será demais relembrar quem e como conseguiram concretizar o que foi feito “ontem” e do qual ainda hoje beneficiamos.
É certo que, uma povoação depois de bem edificada, só por fortes razões muda de local, portanto há necessidade absoluta de diligência e cooperação entre toda a sua comunidade, quer presente ou ausente, para que o seu progresso vá tomando formas quer pessoais quer ambientais adequadas às suas condições geográficas.
Foi certamente o que foi acontecendo ao longo dos anos, continuando numa nova Era em que, por razões ainda mais prioritárias: a saúde, habitação e meio ambiente ou seja, melhores condições em sociedade, neste caso do meio rural, que nos anos 30/40 levou alguns dos grandes homens desta freguesia, dotados de forte personalidade e conhecimento, do que era necessário fazer pelas suas aldeias, a desafiarem um novo futuro para as suas comunidades.
Porém a ideia não teria sido fácil visto tratar-se de uma época em que tudo faltava principalmente bens monetários mas, perante os grandes obstáculos, havia uma grande força de compreensão e ajuda mútua na solução dos variados problemas e, o seu trabalho (gratuito) deu frutos com a concretização de muitas obras, das quais, ainda hoje usufruímos de algumas, noutras a falta da devida atenção na sua conservação tem contribuído para a sua ruína.
Pretendo, pois, referir-me à fundação da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz criada em 16/6/1932, com 50 sócios tendo como 1º Presidente Cláudio dos Santos. Infelizmente este faleceu em Junho de 1945, perdendo-se um dos grandes impulsionadores. Mas, a sua obra continuou sob orientação dos seus exemplares seguidores, também estes empenhados numa freguesia cada vez mais evoluída quer fosse da margem direita ou esquerda do Rio Ceira.
Mas… melhor que um diploma ou medalha (hoje muita atribuída), a qualquer um dos que se sacrificaram pelo progresso das suas aldeias (e foram muitos) é um documento que tive o privilégio de ler e apreciar do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Góis em 1955 e que passo a citar uma pequena parte do texto com o devido respeito: - “Preâmbulo do relatório de gerência relativo a 1955 – Exmº Sr. Dr. Armando Simões, Presidente da Câmara Municipal de Góis.
Mantenho as considerações elogiosas feitas no relatório anterior acerca da actuação das Agremiações Regionalistas confirmando que tem sido através delas que muitas vezes se tem protegido as finanças Municipais satisfazendo encargos e comparticipações, é certo que, algumas obras comparticipadas pelo estado não se realizariam por incapacidade financeira da Câmara para ocorrer a todas as solicitações mas a quotização dos sócios e o produto de festas e subscrições trazem ao desenvolvimento do Concelho recursos que constituem uma nova e importante fonte de receita. Também é digno de registo e do conhecimento público a colaboração das Juntas de Freguesia não só no fomento da área da sua jurisdição mas no auxilio que esses funcionários sem remuneração e cheios de trabalho prestam à Câmara na execução dos múltiplos serviços que a Câmara lhes solicita e a que a lei obriga como o recenseamento eleitoral …”
Perante o acima citado esta alusão de reconhecimento às Agremiações e Juntas de Freguesia pelo então Sr. Presidente da Câmara Dr. Armando Simões, não poderá ficar esquecida, antes pelo contrário, deverá ser transmitida aos nossos jovens de hoje e entidades, porque além de ser uma grande homenagem aos que foram partindo ao longo dos anos, é também uma forma de reconhecimento aos que ainda fazem parte da nossa e vossa comunidade e que vão ficando no esquecimento e desatenção por quem de direito.
Esta é a intenção do meu muito simples artigo, apenas enriquecido com frases de alguém com muito valor e integridade. (Aut. Dr. M.P.N.R.-Ar.H.G).
Porque: “Os feitos humanos não devem receber os aplausos de quem os faz, mas sim de quem os sabe ver”.
Cadafaz, Maio de 2009
in O Varzeense, de 30 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz