segunda-feira, 27 de julho de 2009

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Tenho lido alguns artigos onde encontro mencionado o nome de Manoel Baeta Afonso Neves, natural da povoação de Corterredor desta freguesia, Comendador de uma das Ordens Portuguesas e depois Barão de Louredo no Brasil onde faleceu. Foi este homem ilustre, um grande benemérito não só da freguesia onde nasceu como da sede do concelho Góis e Vila da Pampilhosa da Serra, soube reconhecer as dificuldades existentes nas aldeias nessa época pelo que mandou executar várias obras, além de grandes contribuições monetárias para outras. No entanto verifica-se que muito pouco tem sido o reconhecimento. Nada se encontra na sede de freguesia em Cadafaz que o recorde e na sua Aldeia apenas uma pequena placa, o que parece um pouco insignificante para pessoa de tanto valor. Também na vila de Góis ainda não encontrei algo de reconhecimento. Julgo pois que embora tardia, a colocação de um busto pelo menos na povoação onde nasceu seria bem merecida.
Aliás decerto ainda terá ramos familiares na mesma que saberão descrever e salientar a sua grande generosidade. Mas a minha surpresa foi maior quando há pouco tempo deparei com duas placas com o seu nome (título) no centro histórico da vila de Pampilhosa da Serra em cujo Largo se encontra um Fontenário muito bem conservado com a seguinte descrição: oferecido ao Município por Manuel Lourenço Baeta Neves – 1863 Pampilhosa da Serra.
Fiquei sensibilizada ao notar o reconhecimento deste Concelho a quem o beneficiou. Oxalá outros lhe sigam o exemplo.
Pelo que tenho conhecimento estas são algumas das suas obras ou ajudas:
Em Cadafaz, a Ponte de ligação entre Cadafaz e Cabreira uma autentica obra de arte alvenaria em pedra, cuja legenda gravada na pedra ainda se pode ler: Manoel Lourenço Baeta das Neves, filho, legítimo de Joaquim Baeta Neves e de Maria Affonso Manoel do Corterredor, mandou fazer esta ponte em 1856/1857, para cómodo dos povos”. Duas pontes em Corterredor também em pedra. Donativos para restauro das capelas de Nossa Srª da Conceição em Corterredor e Santa luzia nas Relvas. Oferta de Lustres, Orgão e grande donativo para obras de reconstrução na igreja de Cadafaz, inclusivamente do relógio de pesos que se encontra na torre em Cadafaz vindo do Corterredor (seg. art. de L.N.Rosa). Construção de uma capela em Alvém e dedicada a Nª Srª do Amparo em 1864, (parece que já se encontra outra no cimo da aldeia inaug. Em 1937). Também a Igreja Matriz de Góis foi beneficiada com donativos para restauro da mesma e oferta de lustre (neste caso pediu para que lhe fossem gravadas as suas iniciais B.N. por cima do púlpito, ao mesmo se deve a construção do Chafariz existente no Largo de Pombal, onde teria havido um muito antigo e majestoso.
Mas a povoação de Cadafaz também deve outros reconhecimentos como por exemplo, a José Domingos A. Baeta, a quem se deve a construção da antiga escola primária cuja data e iniciais se observam na verga da porta em ferro forjado J.D.A.B. 1922 – sendo hoje este imóvel pertença da União Recreativa de Cadafaz, além desta obra contribuiu com donativo para o Posto médico da Cabreira desta freguesia e de respectivo material cirúrgico.
Como se pode verificar o tempo passou e as obras embora desactivadas ficaram a perpetuar a memória de quem tão gentilmente as ofereceu e ajudou.
Claro que era decerto um trabalho muito moroso a descrição de muitos mais que de uma maneira ou de outra fizeram algo por estas povoações, no entanto seria um trabalho muito significativo e nunca seria tempo perdido, saber quem e como se fez. Haverá quem possa dar algumas informações?

NOTÍCIAS DO QUOTIDIANO EM CADAFAZ - Celebrou-se nesta Povoação, como habitualmente, a festa do Corpo de Deus com missa e procissão onde não faltou a organização de algumas senhoras nas execução da passadeira, com flores e verdura. Estava linda.
Também dia 14 de Junho a missa em louvor de Stº António teve lugar na sua capela, em seguida o renhido leilão como é habitual. Mais uma vez recordo o restauro das gravuras do tecto e do retábulo em talha, que vão ficando cada vez mais degradados.
Por último a Junta de Freguesia está a proceder a uma bem executada limpeza em redor da povoação; é pena que seja um serviço inconclusivo porque as ervas parecem renascer mais fortes. Mas, é sinal de vida da Natureza.
in Jornal de Arganil, de 23 de Julho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz