quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os merendeiros

Já coloquei a receita da broa (em 22/05/09, ver etiqueta Receitas), mas não tinha colocado nenhuma foto de como se faz a massa.
À 15 dias atrás fui ao Cadafaz, a minha mãe cozeu broa, aproveitei para tirar fotos à toda a preparação.
Muitas vezes, quando se coze a broa, aproveita-se um pouco da massa, para fazer os merendeiros, que podem ser de sardinhas, chouriço, bacalhau…
Com o resto da massa, aproveitamos para fazer um merendeiro de chouriço.

O peneirar da farinha

O amassar da massa

Merendeiro com chouriço

O tender da massa

As broas no forno

As broas e o merendeiro já cozido. Clique nas fotos para ampliar.

Só vos posso dizer, que estava divinal, não ficou uma migalha!

2 comentários:

  1. Que aspecto,...hum! Esta não engana,esta estaladinha mesmo como eu gosto.
    E pena que as pessoas deixem de cozer a Broa,eu cozo sempre que posso,mas quando tenho de comprar ,prefiro o pão. Aconselho os Padeiros a dar uma espreitadela nesta receita!

    O.Bandeira

    ResponderEliminar
  2. Minha cara amiga, até cheira aqui. Desta não há padeiro que execute. Tem uma senhora mãe muito jovem, com força suficiente para mexer a massa. Lá na Cerdeira ainda há duas ou três pessoas que cozem. Se eu tivesse força, mandava fazer um forninho para a cozer. Entre o amassar e a broa feita, decerto teria ainda professoras vivas para me ensinarem. É como as filhoses. Só as provo se mas oferecerem. Força para as bater?
    É a bida!
    Beijo.
    Tenha um Santo Natal.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz