segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Televisão Analógica só até 26 de Abril de 2012

Prepare-se já para receber a Televisão Digital Terrestre
O Município de Góis convidou a população, para estar presente numa sessão de esclarecimento sobre a Televisão Digital Terrestre, a qual contou com a presença do diretor adjunto da ANACOM, Dr. Mário Freitas e decorreu no passado dia 21 de Outubro, no Auditório da Casa do Artista, em Góis.
A ideia foi do comerciante João paixão, que propôs esta sessão de esclarecimento, visto que, em alguns casos, o processo pode ser mais complexo e moroso que o que inicialmente aparentava e, na sua opinião, há necessidade que todos estejam informados sobre o que tem que ser feito, alertando ainda para a necessidade das pessoas não deixarem para os últimos dias, o que pode encarecer ainda mais esta mudança.
O representante da ANACOM iniciou por fazer um enquadramento de todo o processo de introdução do novo sistema, que já há alguns anos se encontra em estudo, procedendo de seguida às explicações de como se pode fazer a mudança para a nova TDT.
Portugal está obrigado a proceder ao desligamento do sinal de televisão analógico terrestre, passando os serviços de televisão em “sinal aberto” a ser assegurados pela TDT, e cujo processo de migração deverá ser efetuado até ao dia 26 de Abril de 2012, data em que acabarão as emissões analógicas de televisão. Com este novo sistema o representante da ANACOM garantiu que irá haver melhorias na qualidade da imagem e do som, bem como, novas funcionalidades.
No que se refere ao processo de transição o orador convidado explicou que, na generalidade, os televisores que estão à venda no mercado já se encontram preparados para receber a TDT, pelo que, quem tiver um destes aparelhos apenas terá que lhe ligar o cabo de antena e passará a receber televisão digital, todavia, em alguns casos é necessário reorientar as antena existentes.
Quem possui um televisor convencional terá que comprar um descodificador e ligá-lo ao televisor, podendo assim continuar a utiliza-lo, sem necessidade de adquirir um novo.
Mas, nem tudo são facilidades, conforme alertou o Dr. Mário Freitas, a questão complica-se no caso da pessoa residir numa área que não tenha cobertura TDT, o que, infelizmente pode acontecer em alguns locais do nosso concelho, maioritariamente nas freguesias de Alvares e Colmeal. Na freguesia de Vila Nova do Ceira e Cadafaz também existe uma vasta região que não está coberta pela TDT e no que se refere à freguesia de Góis, embora seja a que tem melhor cobertura, não consegue sintonizar os televisores em alguns locais, motivado pela cobertura ser irregular ou inexistente.
Assim, e para colmatar as zonas que ainda não possuem cobertura TDT, o sinal terá que chegar via satélite, o que obriga o consumidor a adquirir também uma Box, mediante o preenchimento prévio de um formulário, processo que parece estar a demorar cerca de um mês, pelo que, alerta-se as pessoas para que comecem já a tratar do processo de transição.
Em suma, se quer continuar a ver televisão tem que suportar os custos da mudança.
in O Varzeense de 30 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz