sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Entrevista com o Presidente da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal


Volvido um ano das eleições autárquicas de 2017 o nosso jornal foi conversar com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Góis.


          O Varzeense (Varz) - Qual a área e número de habitantes da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal?
Presidente da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, António Martins (A.M.) - A área são 77 km 2 e aproximadamente 320 habitantes.
          Varz - Visto que o executivo da União de Freguesias é constituído por três forças políticas, como tem funcionado esta coligação?
         A.D. - Esta coligação tem funcionado muito bem. Tem sido uma mais-valia em trabalho para a União das Freguesias porque a união faz a força. Se hoje voltasse a estar na mesma situação voltaria a fazer a mesma coligação.
            Varz - Qual o orçamento médio anual da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal e de que forma são repartidas as maiores despesas?
         A.M. - Este ano, bem como no próximo, o orçamento é atípico uma vez que faz e fará parte os projetos de estabilização pós incêndio, medida do PDR2020, à qual nos candidatámos.
De resto o orçamento é composto por uma receita fixa na ordem de cento e trinta mil euros, que é repartido pelas despesas correntes, incluindo pessoal, manutenção, conservação e beneficiação de equipamentos, instalações e infraestruturas (cemitérios, caminhos, arruamentos, zonas balneares e outros espaços públicos) bem como pagamento da dívida à segurança social proveniente da antiga Freguesia de Cadafaz e ainda pequenas obras.
             Varz - Quais os maiores constrangimentos com que se tem debatido ao longo deste ano?
        A.M. - O maior constrangimento com que nos temos debatido é não haver verba suficiente para fazer face a todas as necessidades que vamos sentindo e que afetam o bem-estar da população, pois, mais obras poderiam ser feitas em todas as aldeias do território da União das Freguesias.
             Varz - Qual o maior projeto ou obra que a junta levou a efeito durante o primeiro ano deste mandato?
       A.M. - Esta Junta de Freguesia, entre as obras efetuadas, destaca a substituição de mais de mil metros de tubo de regadio, em diversas aldeias, que tinha ardido nos incêndios de junho e de outubro do ano de dois mil e dezassete, incluindo refazer algumas caixas de derivação.
           Varz - Que outras obras/melhoramentos foram efetuados?
     A.M. - Efetuámos diversas obras, entre as quais dois portais em Ádela, um no Cadafaz e outro no Corterredor; reparação de escadas na Malhada e no Colmeal; canalização de águas pluviais no Colmeal; substituição da fossa dos sanitários da zona balnear da Ponte do Colmeal, que tinha ardido no incêndio de outubro de dois mil e dezassete.
               Varz - E projetos para o próximo ano?
          A.M. - Destacamos dois projetos, designadamente:
1.° Concretização das candidaturas ao PDR2020 para estabilização pós-incêndios, já aprovados, no valor de cerca de quinhentos e noventa mil euros cujo o IVA é suportado na totalidade por esta autarquia, cujo valor aproxima-se dos cinquenta e seis mil euros.
2.° Reflorestação da área ardida, património desta autarquia.
Varz - É a favor da união de freguesias ou considera que teria sido melhor para o povo manter a freguesia de Cadafaz e a freguesia de Colmeal de forma independente?
A.M. - A minha opinião pessoal é que a agregação foi benéfica para a Freguesia de Cadafaz, no entanto, presentemente é melhor mantar a agregação porque existem investimentos e projetos em comum.
Varz - Sabe dizer-me a média da área ardida no incêndio de 2017 e quantas habitações foram atingidas?
A.M. - Estima-se que a área ardida ultrapasse os 85 % do território da União das Freguesias.
Entre Primeira e Segunda habitação, foram atingidas mais de vinte habitações, incluindo algumas arderam na sua totalidade.
Varz - De que forma tem sido apoiadas as famílias afetadas e qual o contributo da junta de freguesia?
A.M. - A Junta de Freguesia disponibilizou-se a apoiar todas as pessoas afetadas pelos incêndios, incluindo o preenchimento da declaração dos seus prejuízos.
Varz - No que se prende com a desertificação, como vê o futuro da região abrangida pela União de Freguesias?
A.M. - Vejo no futuro esta região mais desedificada, pois não há emprego, as vias de comunicação às aldeias são difíceis, as estradas com muitas curvas, demora-se imenso tempo para percorrer o nosso território.
Varz - O que tem feito esta Freguesia para tentar reverter a situação da desertificação?
A.M. - Tem apoiado os Jovens Estudantes, a Terceira Idade, a Natalidade e apoiado na fixação de Jovens Casais.
Varz - E no setor da saúde? Assistência médica e farmacêutica, como tem funcionado?
A.M. - A nível de saúde todas as pessoas das aldeias do território da União das Freguesias beneficiam de transporte pago pela Câmara Municipal de Góis para se deslocarem ao Centro de Saúde de Góis para as consultas.
Varz - Se tivesse essa possibilidade, o que pedia para a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal?
A.M. - Pedia mais apoio a nível de saúde e a nível de rede de transportes.
Varz - Que outros temas não incluídos nas perguntas anteriores gostaria de divulgar?
A.M. - As autarquias do interior deveriam beneficiar de mais apoios financeiros para poderem combater a desertificação cada vez mais sentida nas nossas aldeias.
         Varz - Se fosse o último ano deste mandato, estaria disponível para se voltar a candidatar?
    A.M. - Ainda só decorreu um ano, portanto, não é altura para pensar em outras eleições. Não quero fazer
         Varz - Quer deixar uma mensagem ao povo de Cadafaz e Colmeal?
    A.M. - Eu aceitei este desafio, de candidatar-me à União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, porque acredito que unidos vamos conseguir fazer mais e melhor no desenvolvimento e no progresso das nossas aldeias. Um dos nossos principais projetos é devolver às nossas serras o património florestal na plantação de árvores selecionadas em todo o nosso território.
Nunca é de mais lembrar que a união faz a força, essa força é traduzida no trabalho, em conjunto entre o poder local e as coletividades. Saliento que a União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal estará s vosso dispor apoiando-vos no que for preciso e que nos seja possível. Bem hajam!


in O Varzeense de 15 de novembro de 2018


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz