sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cadafaz - "A nossa Sede está ainda mais bonita"

Carta aberta a todos os Cadafazenses

Caras Amigos: Um pedido
Depois das obras que foram realizadas na nossa aldeia nos últimos anos, tudo parece agora mais fácil para este bom povo da serra, que sempre tem sofrido na pele as marcas do tempo, causadas pelo trabalho pesado, e pelo isolamento destas terras, pois a distância que os separa dos grandes Centros por si só, já é um grande pesadelo, principalmente para os que amando, sentem o seu torrão natal.
Finalmente, com a ajuda da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia do Cadafaz, do Conselho Directivo dos Compartes da Freguesia, a contribuição do povo residente, e de alguns amigos da Beira Serra, foi possível nos últimos tempos, dotar o Cadafaz com sanitários públicos, casa mortuária, coreto, um adro da igreja condigno; para além de transformar a nossa escola primária desactivada, num espaço social destinado a apoio à 3.ª idade, parece surgir agora uma nova esperança para este bom povo serrano, que muito se tem fartado de esperar!...
A actual direcção da União Recreativa de Cadafaz (U.R.C.) tem feito vários contactos, e está ainda da empenhada, em colocar esta obra criada na Aldeia, ao serviço da população residente o mais rápido possível, na tentativa de, por um lado dar melhores condições aos idosos, por outro lado criar também alguns postos de trabalho com o fim de combater um pouco a desertificação, procedeu também recentemente, à substituição da telha e pintura da sua sede, trabalhos que já se encontram concluídos.
Ao longo do nosso mandate à frente dos destinos da U.R.C. "embora com alguma dificuldade" foi possível, como atrás foi dito, realizar algumas obras de carácter urgente, com a comparticipação dos compartes, da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia de Cadafaz e de alguns amigos: também, saldar todas as obras de adaptação do espaço social criado, apetrechando-o com o equipamento adequado; Resta-nos agora, e de acordo com as contas anexas, dar continuidade a um peditório público que está em marcha, (Campanha 1 da Telha), e que para o qual já alguns Cadafazenses contribuíram.
A Direcção da U.R.C. considera que finalmente, estão criadas as condições necessárias para virar mais uma página da história da povoação do Cada faz e da própria União Recreativa tendo em conta o esforço que foi feito por toda a direcção, nomeadamente pelo primeiro secretário da direcção e do tesoureiro respectivamente, para se conseguir o pouco que já se tem, mas como é lógico, vai continuar a contar com as ajudas das forças vivas da Freguesia e das respectivas Autarquias e dos próprios compartes; pois como é sabido, sem haver algum dinheiro não será possível a nossa colectividade lançar mãos a obras desta' natureza, já que as cotas dos associados são a única receita própria com que pode contar, e que par falta de meios andam um pouco atrasadas, vai ser um próximo desafio.
Se porventura continuarmos merecermos a confiança dos nossos sócios, continuamos também disponíveis para lançar mãos a outros desafios, pois não nos podemos esquecer dos jovens que em 1974-1975 levaram por diante o arrojado projecto para o campo de jogos do Cadafaz e que infelizmente ainda não foi concluído. Para além disso, é nosso propósito sensibilizar as nossas Autarquias para que não seja esquecido o arranjo urgente do nosso lavadouro, o saneamento básico da aldeia do Cadafaz, o corte e alargamento das curvas entre Cadafaz e Cabreira, e colocação de raids de protecção, a colocação de bocas-de-incêndio e nomes em todas as ruas da povoação: a Criação de um museu a instalar no moinho antigo, da Colectividade.
Estas são pois algumas das nossas intenções para o futuro da colectividade e da nossa terra, mas só serão possíveis se todos estiverem de mãos dadas, igualmente atentos e preparados; para" a construção urgente do nosso próprio mundo. Como serrano que sou, "Filho e neto de pastor" sempre acreditei que é bom sonhar!... Mas é sonhando acordado que se deve preparar o nosso próprio desaparecimento.
A UNIÃO FAZ FORÇA!... Ajudem-nos a tornar o nosso sonho realidade.
Sempre a Bem do Cadafaz
A Direcção
in Jornal de Arganil, de 28/05/2009 e in http://goisvive.blogspot.com

1 comentário:

  1. As instituições têm regras ou deveriam ter. Assim deveriam realizar em tempo útil as assembleias gerais que os estatutos determinam e apresentarem contas, com as justificações e os papeis que testemunham as despesas. Esta direcção recebeu muito dinheiro em saldo, e... Assembleias gerais e contas nada. Algumas iniciativas com muita gente mas poucos cadafazenses até tiveram as contas em cima da lareira muito tempo, fizeram uma moldura (ridiculo !)mas as contas da URC, há muito que se não vê nada. Peditórios, iniciativas, sem A.Geral nem discussão com os sócios? objectivos que são trabalho da junta ou da Câmara?
    Muitos que puseram a União de pé se cá voltassem, morriam outra vez.
    Preparar o desaparecimento !!!?
    Certamente que não demorará muito.
    É preciso dar uma pedrada no charco.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz