Boas,mais uma vez não quero perder a oportunidade para premiar este Blog, de tão bem estruturado que está, e rico em tanta informação local. Irei dar uma pequena "achega" a belissima foto que ilustra o "nevoeiro sobre o rio Ceira" O Nevoeiro pode-se formar pelo arrefecimento do ar até ao "ponto de orvalho" ou por aumento de humidade no ar, próximo do solo, em noites de céu limpo e com vento fraco. As condições ideais para a formação de nevoeiro são: - Temperatura do ar igual à do ponto de orvalho (ou muito próxima); - Existência de núcleos de condensação; - Vento fraco à superfície; - Existência de processos de arrefecimento do ar.
Os factores que contribuem para a dissipação do nevoeiro são: - O aquecimento; - A diminuição da humidade relativa; - Aumento da intensidade do vento, regra geral para valores superiores a 10 Km/H. Existem 3 tipos de nevoeiro. -NEVOEIRO DE RADIAÇÃO: É um tipo de nevoeiro que se forma como resultado do arrefecimento radiativo do solo em noites de céu limpo e com vento fraco. O solo arrefece o ar em contacto com ele até que este atinja a temperatura do ponto de orvalho. Forma-se quase sempre durante a noite ou de madrugada e usualmente dissipa-se, algumas horas após o nascer do sol, quando se verifica um aumento da temperatura do ar. -NEVOEIRO DE ADVECÇÃO: O nevoeiro de advecção forma-se, quando uma massa de ar quente e húmida se move sobre uma superfície fria. Este tipo de nevoeiro é muito comum sobre superfícies aquáticas e junto às regiões costeiras. NEVOEIRO FRONTAL: forma-se afrente quente devido à evaporação da chuva quente proveniente dos nimbostratos quando cai através do ar frio pré-frontal. Este tipo de nevoeiro produz-se no Inverno, quando as frentes quentes são muito activas e podem durar algumas horas. Saudações Nuno Pereira
Boas,mais uma vez não quero perder a oportunidade para premiar este Blog, de tão bem estruturado que está, e rico em tanta informação local.
ResponderEliminarIrei dar uma pequena "achega" a belissima foto que ilustra o "nevoeiro sobre o rio Ceira"
O Nevoeiro pode-se formar pelo arrefecimento do ar até ao "ponto de orvalho" ou por aumento de humidade no ar, próximo do solo, em noites de céu limpo e com vento fraco.
As condições ideais para a formação de nevoeiro são:
- Temperatura do ar igual à do ponto de orvalho (ou muito próxima);
- Existência de núcleos de condensação;
- Vento fraco à superfície;
- Existência de processos de arrefecimento do ar.
Os factores que contribuem para a dissipação do nevoeiro são:
- O aquecimento;
- A diminuição da humidade relativa;
- Aumento da intensidade do vento, regra geral para valores superiores a 10 Km/H.
Existem 3 tipos de nevoeiro.
-NEVOEIRO DE RADIAÇÃO:
É um tipo de nevoeiro que se forma como resultado do arrefecimento radiativo do solo em noites de céu limpo e com vento fraco. O solo arrefece o ar em contacto com ele até que este atinja a temperatura do ponto de orvalho. Forma-se quase sempre durante a noite ou de madrugada e usualmente dissipa-se, algumas horas após o nascer do sol, quando se verifica um aumento da temperatura do ar.
-NEVOEIRO DE ADVECÇÃO:
O nevoeiro de advecção forma-se, quando uma massa de ar quente e húmida se move sobre uma superfície fria. Este tipo de nevoeiro é muito comum sobre superfícies aquáticas e junto às regiões costeiras.
NEVOEIRO FRONTAL:
forma-se afrente quente devido à evaporação da chuva quente proveniente dos nimbostratos quando cai através do ar frio pré-frontal. Este tipo de nevoeiro produz-se no Inverno, quando as frentes quentes são muito activas e podem durar algumas horas.
Saudações Nuno Pereira
Esqueci-me do mais importante
ResponderEliminarEm prencipio a foto é um belo exemplo de Nevoeiro de Advecção
Nuno Pereira