sábado, 16 de maio de 2009

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

Um dos títulos publicado no jornal de Arganil de 23-4, que me despertou atenção e deferência foi o artigo do Exmº Sr. Adriano Pacheco sobre o Santuário da Senhora do Desterro, visto tratar-se de um local que conheço, diz respeito a esta freguesia e ao qual já me tenho referido.
Felizmente mais alguém o recorda e até transmite através da sua escrita a história e veneração de um local de grande culto e beleza natural.
Como se sabe a Capela de Nossa Senhora do Desterro, ou Capela de São Tiago como também é conhecida na voz do nosso povo, encontra-se implantada nos limites da paróquia de Cadafaz e Alvares ao cimo da povoação de Mestras, e cuja festividade se celebrava a 25 de Julho com grande concorrência das povoações vizinhas de Cadafaz, sendo também de salientar a grande adesão das gentes dos Amieiros e Cortes. Onde não faltava o leilão, banda filarmónica, foguetes e bailarico. Não era fácil a deslocação (das quais fiz parte) do Cadafaz, Corterredor, Mestras e Cabeçadas, carregando com o lanche e ainda por não haver água naquele local ia comer-se a casa do Sr. Manuel Antunes num edifício já próximo da estrada da Pampilhosa. Mas nada disto era obstáculo, reinava a boa disposição e fé. Também era essa celebração sempre efectuada pelo Pároco da paróquia de Cadafaz. Porém há cerca de algumas décadas deixou de se realizar porque o Sr. Pároco desta freguesia diz: -Não sabe e não conhece. O que é deveras estranho da sua parte e da não informação dada pelas Comissões de Culto ou Fábrica da Igreja, fazendo esta parte do património paroquial. Perante tal situação é de louvar o zelo e preocupação do mordomo Sr. Alcindo da povoação das Mestras que tem conseguido a preservação do edifício e pedir a celebração de missa no dia de S. Tiago. E, aqui todos nós Cadafazenses devemos um agradecimento muito especial ao Sr. Padre Ramiro, de Alvares, que, apesar dos seus múltiplos afazeres quer eclesiásticos quer comunitários (os seus artigos dão-nos conta disso), tem conseguido disponibilizar um pouco do seu precioso tempo para mais essa celebração da missa no Santuário da Senhora do Desterro e S. Tiago. Que Deus o ajude.
Mas, seja ela da paróquia de Cadafaz ou de Alvares o que interessa é que todos juntos não deixemos abandonar mais este precioso património, não só religioso como paisagístico e histórico. Seria ideal seguir o belo exemplo das restantes freguesias do Concelho onde o seu espólio religioso é digno de admiração e vista. Claro que para isso é necessária a especial atenção quer da parte eclesiástica quer das outras entidades do Concelho e Freguesia, o que não se tem vindo a verificar.
Entretanto, ficamos aguardando o Livro O RASTO DOS BARRÕES do Exmº Sr. Adriano Pacheco, onde decerto vamos aprender mais um pouco das nossas Aldeias e das nossas gentes.
PORQUE: - Nunca sabemos demais, a história é um livro sem fim, talvez por isso ainda a grande incógnita do chão que pisamos.
in Jornal de Arganil, de 14/05/2009 e in http://goisvive.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz