domingo, 24 de maio de 2009

Freguesia do Cadafaz em festa

Na Casa Concelho de Góis por Adriano Pacheco

Tal como havia sido comunicado, a Freguesia do Cadafaz teve a sua participação nas comemorações do octogésimo aniversário do regionalismo goiense, na Casa do Concelho de Góis, no passado dia 18 de Março, dentro do estilo próprio que bem caracteriza o povo desta freguesia serrana. Tal como, as freguesias que a antecederam nesta efeméride, também a do Cadafaz se esmerou para encher de gente o salão da Casa concelhia; gente que é povo e que se anima com o mais alto fervor regionalista.
A mesa d’ honra era composta pelo Presidente do Conselho Regional Dr. Luís Martins, Presidente da Casa Sr. José Dias Santos, Presidente da Assembleia Municipal Sr. José António de Carvalho, Sr.a Vereadora Helena Moniz, Presidente da Junta de Freguesia do Cadafaz Casimiro Vicente, Presidente da União do Cadafaz Armindo Neves e Valentim Rosa em representação da ADIBER. Depois de ser aberta a sessão com as boas-vindas da parte do Conselho Regional, todos os restantes componentes da mesa deixaram as saudações e a alegria de estarem presentes.
Entre os representantes das colectividades que preencheram o segundo ponto do programa, destacaram-se pelo seu desempenho Armindo Neves, como moderador e apresentador das várias entidades com a eloquência que lhe é reconhecida, e o Sr. Engº Carlos Martins com a sua brilhante intervenção, em que entre outros aspectos, lamentou a inabilidade do poder local em não ter sabido aproveitar a dinâmica do regionalismo e aglutiná-la em favor do desenvolvimento rural, recuperando lagares e moinhos, roteiros e lugares de memória, com vista ao desenvolvimento do turismo rural a sério, onde deveria caber também um museu do volfrâmio e a gastronomia regional.
Destacou-se também Casimiro Vicente, Presidente da Junta de Freguesia do Cadafaz, na organização e coordenação de toda a parte logística que envolveu o lauto banquete que fez transportar lá da serra, deixando os participantes boquiabertos, e com água na boca, com a enorme variedade de petiscos e iguanas da região.
Além disso, fez-se também acompanhar do técnico silvicultor, Engº Carlos Machado, para apresentar um projecto integrado de gestão de recursos naturais que pretende implementar naquela região, envolvendo a agro-pastorícia e o turismo rural, centro de idosos e salão de multiusos, que está a ser estudado pela empresa Silvo Consultores, a qual se mostra empenhada em gerir os recursos em parceria com todos os interessados.
Tratando-se de uma nova visão sobre o aproveitamento de recursos e do desenvolvimento das potencialidades da região que pode vir a promover um desentorpecimento da economia local. Isso chamou a atenção dos interessados como algo de importante a ter em conta, por um lado e, por outro, como é de que o projecto seria posto em prática no terreno, já que poderia vir a ter implicações com os proprietários locais. Este assunto mereceu da parte da senhora Vereadora Helena Moniz várias questões que lhe foram esclarecidas no momento.
Assim se passou uma tarde totalmente preenchida de belo convívio, confraternização, muita alegria, música para todos os gostos e por fim a actuação do rancho folclórico da freguesia do Cadafaz, que a todos brindou com as suas danças.
in O Varzeense de 15 de Maio de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz