segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Despedida ou Continuidade? – Isto porque creio ser a primeira vez a realização de uma festa de Natal em Cadafaz. É verdade, e devo salientar que foram momentos de convívio a não esquecer, embora com a persistente saudade dos muitos Cadafazenses que foram desaparecendo ao longo dos anos, e também pela ausência da comunidade que pelas suas razões particulares não estavam presentes.
No entanto, a Casa de Convívio de Cadafaz mais uma vez mostrou a razão da sua existência e esteve repleta, muito principalmente de pessoas vindas de outros locais e que nos deram o privilégio da sua companhia, quase sem os conhecer acabamos por nos sentir em família. Aliás, era esse o lema dos Cadafazenses de antigamente.
Também o requinte na boa organização dos serviços e das entidades que fizeram a promoção – Rancho Folclórico e União Recreativa – são dignos de enaltecimento.
Não esquecendo o Conjunto dos Sons da Serra, cujo elenco primorosamente organizado e ensaiado nos fez ficar de olhos e ouvidos atentos ao palco. Seria bom que outros grupos lhes seguissem a Mestria.
- No mesmo dia, 18 de Dezembro de 2010, foi também descerrada uma placa de homenagem aos dirigentes, sócios e amigos da união Recreativa de Cadafaz no átrio da sede da União. Feito este que nos fez reviver, pois é sinal, que afinal a colectividade ainda “mexe”, no entanto foi pena que cerimónia tão significativa não tivesse mais destaque na comparência de outras entidades e presença de sócios, principalmente ainda de alguns dos fundadores, sendo eles os principais pioneiros das grandes obras e das grandes dificuldades para a sua a sua obtenção, algumas das quais ainda hoje são imprescindíveis. Portanto nunca será demais a sua presença e reconhecimento.
- No mesmo local – átrio da sala – esteve patente uma mostra fotográfica de Armindo Neves, mas também aqui se perdeu uma oportunidade do conhecimento de belas paisagens que ainda se encontram nesta Aldeia e recordar os engenhos artesanais que fizeram parte da vida de muitas gerações.
Poucos a teriam visto devido ao espaço exíguo e foi pena.
No entanto, a intenção é tudo e conseguiram dar um pouco de vida a esta aldeia, que tão esquecida tem sida.
Cadafaz, Janeiro de 2011
in O Varzeense de 15 de Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz