domingo, 30 de janeiro de 2011

Rancho Folclórico e União Recreativa

Promoveram Encontro de Natal Que Reuniu Povo do Cadafaz

Com o único objectivo de promover o convívio entre os naturais, amigos e bairristas, o Rancho Folclórico “Danças e Cantares” da Freguesia do Cadafaz e a União Recreativa do Cadafaz, promoveram, no passado dia 18 de Dezembro de 2010, a sua Festa de Natal, com um almoço de confraternização na Casa de Convívio do povo do Lugar de Cadafaz e muitas surpresas que completaram o programa que preencheu todo o dia, conforme já foi noticiado no último Varzeense.
Esta verdadeira Jornada de convívio, que trouxe até à casa de Convívio, no Cadafaz, cerca de 130 pessoas, ficou marcada pelo descerrar de uma lápide em homenagem e gratidão aos sócios e dirigentes da União Recreativa do Cadafaz desde a sua fundação, em 1962, e por um almoço convívio que assinalou a diferença, pelo requinte e pelo excelente serviço, tanto na apresentação do espaço, como na deliciosa ementa que muito bem foi servida.


A lápide colocada no átrio da Sede da União Recreativa do Cadafaz foi descerrada pelo presidente da assembleia geral, Eng. Carlos Martins e pelo presidente da direcção Armindo Neves, na presença do presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz, Casimiro Vicente, por alguns elementos do Rancho de Cadafaz e por alguns amigos da União que se associaram ao momento de homenagem aos sócios e dirigentes da União. No mesmo espaço esteve ainda patente uma mostra fotográfica, que permitiu a todos os presentes apreciarem algumas paisagens fascinantes da freguesia de Cadafaz.
Após descerrada a lápide, Armindo Neves apelou à juventude para que tomem conta da União e façam mais e melhor em nome do Cadafaz e do seu povo. Há 45 anos que iniciou serviços para a colectividade, a vender rifas, e hoje à frente da União de Cadafaz, Armindo Neves apelou ainda para que nas próximas eleições surja quem o substitua, no entanto, admitiu que continuará a apoiar a agremiação, dentro das suas possibilidades.


O presidente da assembleia geral agradeceu as palavras do orador que o antecedeu, referindo que, “Armindo Neves já tem um bom conjunto de anos de dedicação às causas do Cadafaz” e continuou afirmando que “foi um prazer estar presente nesta homenagem a um conjunto de homens que com grande sacrifício da sua vida, mobilizaram muito dinheiro para apoiar o Cadafaz, dando não só dinheiro mas também muito trabalho, com grande dedicação”. O Eng. Carlos Martins reconheceu o sacrifício efectuado pelos antepassados e as obras que foram efectuadas com grande esforço.

Apesar do mau tempo, o calor da fogueira e o enorme calor humano que se fez sentir durante todo o dia aconchegaram os cadafazenses neste encontro natalício. Mas, nada seria igual se não fosse a imprescindível animação efectuada pelo conjunto Musical de Concertinas “Sons da será”, vindo de Oliveira do Hospital e pela Tocata do Rancho do Cadafaz, que conseguiram colocar até os que não sabem dançar com vontade de também mostrarem os seus dotes dançarinos.


Após o almoço convívio, Armindo Neves agradeceu a presença de todos os que vieram dos mais diversos recantos de Portugal, especialmente ao “grupo maravilhoso de concertinas” e voltou a apelar à juventude de Cadafaz para que, dano as mãos, lutem pelo progresso desta terra. Deixou um bem-haja aos que estiveram no convívio e um abraço para os que não puderam estar.


Armindo agradeceu também aos membros do Rancho Folclórico de Cadafaz e enalteceu o seu presidente, Mário Neves, que, “apesar de todas as intempéries, conseguiu manter activo o rancho de Cadafaz”.
Para ajudar a fazer face às despesas, durante o encontro foi ainda efectuado um leilão e sorteada a arca da avó.


Refira-se ainda que o Rancho de Cadafaz passou por várias etapas e foi reactivado, em 1982,  pela mão de Casimiro Alves Vicente, actual presidente da Junta de Freguesia, sendo que, nessa data foram gravadas duas cassetes, agora compiladas em dois cd’s, que também foram vendidos durante o encontro natalício.


Conforme disse ao nosso jornal, Mário Neves, presidente da Direcção do Rancho Folclórico de Cadafaz, este encontro pretendeu ser uma festa de Natal para os elementos do rancho, associados da União Recreativa e para o povo em geral.
O presidente da direcção do Rancho acrescentou também que, já há muitos anos, o rancho promove um encontro de concertinas em Agosto, e dessa forma colabora com a Comissão de Festas no sentido de trazer mais pessoas ao Cadafaz e em simultâneo esse encontro é também uma recompensa para os elementos do Rancho Folclórico, visto que, estes têm direito ao almoço gratuito. Este ano, conforme Mário Neves acrescentou, também foi efectuado o referido encontro de concertinas, em Agosto, todavia, disse: “a União Recreativa do Cadafaz sugeriu para darmos as mãos em defesa da cultura e do regionalismo e por isso, decidimos aderir a essa colectividade e promover esta festa de Natal, não só para os elementos do Rancho Folclórico mas também para os associados e amigos da União Recreativa”.


Mário Neves aproveitou ainda para agradecer o apoio da Junta de Freguesia de Cadafaz, porque conforme mencionou apesar das instalações onde foi servido o lauto banquete “serem do povo do Cadafaz, é a Junta de Freguesia que está a custear a electricidade, a água e toda a manutenção do espaço”. Mário Neves agradeceu também à Câmara Municipal de Góis que ajudou com o transporte para os elementos e deixou ainda um bem-haja a todos os que marcaram presença no mega encontro de Natal, realizado no Cadafaz, pois, o sucesso do evento só foi possível graças à boa participação de todos.
in O Varzeense de 15 de Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz